Por / 21st abril, 2016 / Festas e Eventos / Desligado

Feriado de Tiradentes em Ouro Preto! Participe de perto desta homenagem!

Hospede se na Pousada Mondego e conheça um dos maiores eventos de Ouro Preto de perto!

Tiradentes

Em 1789, Ouro Preto foi palco para o movimento de independência do domínio português denominado “Inconfidência Mineira”. Intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros, entre eles o dentista Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, reuniam-se regularmente com intuito de promover uma revolução separatista relativa a então capitania de Minas Gerais.

A tentativa de separação foi abordada após o delato à Coroa Portuguesa por um dos integrantes do movimento, Joaquim Silvério dos Reis. Sendo assim, os outros integrantes foram presos e condenados. Tiradentes, o conjurado de mais baixa condição social, foi o único condenado à morte por enforcamento, sendo a sentença executada publicamente a 21 de abril de 1792, no Campo da Lampadosa, no Rio de Janeiro. Outros inconfidentes haviam sido condenados à morte, mas tiveram suas penas reduzidas.

Desde então, uma das mais importantes solenidades cívicas de Minas Gerais, a comemoração do dia 21 de abril reúne grandes autoridades do país na praça que leva o nome do homenageado, mártir da Inconfidência Mineira: Tiradentes.

Tiradentes

Em referência à sua atitude de luta e honestidade pelo movimento da Inconfidência Mineira, a cidade de Ouro Preto homenageia Tiradentes todos os anos. A solenidade marca também a tradicional chegada do Fogo Simbólico trazido pela X Cavalgada da Inconfidência. A idéia é percorrer os 355 km entre a cidade de São Lourenço e Ouro Preto, passando pelas outras cidades históricas no trajeto.

Durante a comemoração, a Praça Tiradentes recebe a Tropa da Polícia Militar que inicia a cerimônia com uma salva de 21 tiros em homenagem ao Mártir da Inconfidência. Centenas de pessoas e autoridades prestigia o célebre momento onde se é relembrado o contexto histórico da Inconfidência Mineira, sua importância para Minas Gerais e para o Brasil. Na celebração é feita a transferência simbólica da capital do estado de Belo Horizonte para Ouro Preto.

Tiradentes

Um dos simbolos de prestigio do evento são as medalhas! Criadas em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. A Medalha dos Inconfidentes é uma honraria especial direcionada a cidadãos que prestam serviços de extrema relevância à sociedade, e exemplo para os demais, inspirados nas virtudes ensinadas pelo herói nacional Tiradentes.

Tiradentes

A estátua de Tiradentes, em pleno centro histórico, é a homenagem da cidade àquele que foi o grande líder da Inconfidência Mineira. Foi com o lema “Liberdade ainda que tardia” que um grupo de idealistas, baseados em idéias Iluministas, se reuniu para combater os abusos de poder do governo português.

Em seguida, são entregues 280 comendas para personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do estado e do país. Há ainda shows e espetáculos de música e dança com grupos regionais. Devido ao evento, as ruas que dão acesso à Praça Tiradentes são fechadas para a passagem de carros.

A cerimônia se encerra com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar.

Esta data é um momento de comemoração para todos os ex-alunos, moradores e amigos das principais repúblicas do campus da UFOP, comemorado desde a fundação das principais repúblicas do campus, as repúblicas fazem aniversário em clima de união. A festa junta várias gerações de alunos e amigos, mostrando o grande espirito republicano.

A Pousada Mondego é o lugar ideal para se hospedar para esse e outros eventos de Ouro Preto. Integrada a Associação de Hóteis Roteiros de Charme e com localização privilegiada, próxima há maioria dos pontos turísticos de Ouro Preto, a Pousada do Mondego encontra-se no centro histórico da cidade e reflete  na estrutura oferecida aos hóspedes conforto, diversidade cultural e um mergulho na história da cidade.

Hospede-se na Mondego e tenha uma viagem inesquecível!

Fontes:

http://www.institutotiradentes.com.br/inconfidencia-mineira
http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/turismo/ouro-preto-em-festa-no-dia-do-inconfidente/
http://www.carnavalouropreto.com/21_de_abril_em_ouro_preto.php
http://www.jornalvozativa.com/comemoracoes-do-dia-21-de-abril-em-ouro-preto-mg/
http://www.ouropretomg.com/pt/ouro-preto-events
http://www.ouropreto.mg.gov.br/noticia/973/solenidade-do-21-de-abril-sera-realizada-a-noite
http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2016/02/26/interna_politica,738096/jose-mujica-recebera-medalha-da-inconfidencia-anuncia-pimentel.shtml
http://historiasylvio.blogspot.com.br/2015/04/dia-da-conjuracao-mineira.html