Por / 20th janeiro, 2015 / Roteiros / Desligado

Floresta Estadual do Uaimii: faça um passeio cercado pelos encantos da natureza

 floresta-uaimii

A primeira Floresta Estadual de Minas Gerais possui mais de 4mil hectares e abriga um importante remanescente de Mata Atlântica. Ideal para quem quer se aventurar e curtir várias opções naturais de lazer.

Situada em Ouro Preto, no distrito de São Bartolomeu, a Floresta possui fauna e flora diversificadas e diversas atrações. Para curtir as férias e se aventurar na natureza, você conta com passeios, caminhadas pelas serras, picos e escarpas, os cânios, visitas às grutas e cavernas. Você, sua família e amigos, podem também se deliciar nas belas cachoeiras à serem exploradas. As mais visitadas são:

- Cachoeira do Açude

Sequência de quedas d’água, de grande beleza, que formam piscinas naturais rasas, de águas cristalinas. Excelente para o mergulho.

- Cachoeira do Pau

Cachoeira formada por duas quedas, de tamanho considerável. O poço abaixo da primeira e da segunda queda tem profundidade razoável, possibilitando o nado – aconselhável fora da estação chuvosa.

- Cachoeira Brás Gomes

Localizada próximo à portaria Brás Gomes, é uma grande queda d’água, que não forma poço muito fundo. E esse possui alguns galhos que atrapalham o banho, mas não impedem que o visitante possa se refrescar.

Curiosidades

- Uaimii era a denominação indígena para o Rio das Velhas, que depois foi alterada para Guaicuí, que quer dizer “rio das velhas tribos descendentes”.

 - Floresta Estadual é uma Unidade de Conservação de uso sustentável sendo de posse e domínio públicos. Tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.

Infraestrutura

A infraestrutura de apoio aos visitantes da Floresta está localizada nas portarias Brás Gomes e São Bartolomeu. O local possui estacionamento e banheiros.

Horário de Funcionamento

De terça a domingo, de 7h às 17h.

Acesso

Próximo a Itabirito, pegando-se a entrada para a Serra de Capanema, pela portaria de São Bartolomeu. O acesso aos atrativos da floresta é feito através de trilha bem conservada, bem ampla, em meio a mata de aproximadamente 4km.

A Pousada Mondego indica essa aventura inesquecível e dá alguns conselhos:

 - Preserve a natureza: mantenha o local limpo, guardando o seu lixo e utilizando as caixas coletoras;

- Curta os sons providos da natureza, evitando músicas altas;

- Não deixe as crianças desacompanhadas;

- Veículos devem circular no máximo a 30km/h;

- Cuidado ao caminhar! Evite fazer trilha sozinho e utilize roupas e calçados adequados.

 

Fonte: Descubra Minas

Fotos: Maria Lúcia Dornas