Por / 16th setembro, 2014 / Festas e Eventos, Roteiros / Desligado

Iron Biker Brasil

O Iron Biker Brasil, tradicional competição de mountain bike da América Latina, acontecerá em Mariana, nos dias 19, 20 e 21 de setembro.  O evento receberá 1.200 atletas que percorrerão 140 quilômetros de trilhas, divididos em dois dias de prova que oferecerá muita adrenalina e belas paisagens durante o percurso.

Neste ano, o evento terá a participação de atletas de todos os estados brasileiros e convidados internacionais como o suíço Lukas Kaufmann e a colombiana Angelita Parra. De acordo com os organizadores do evento, nos últimos três anos a participação feminina cresceu em mais de 40%.

Atividades paralelas

No dia 19/09, ocorrerá um desafio noturno, com a participação de atletas da categoria elite que percorrerão as ladeiras de Ouro Preto, enfrentando escadarias e pontes. A disputa terá cinco voltas, com o percurso de três quilômetros.

O “rei da montanha” é outra atividade que ganha destaque no evento. Criada em 2013, se transformou em mais uma ótima atração da competição. É definido o trecho de subida de 2 quilômetros no percurso do dia 20/09 e qualquer atleta poderá participar. Aquele que fizer o melhor tempo (com registro pelo GPS dos competidores) conquistará a vitória e ganhará o título de “rei da montanha”.

História

A história do Iron Bike se mistura com a origem do Mountain Bike no Brasil. Em 1989, época que foram criadas as primeiras bicicletas fora de estrada do país, fundou-se o Mountain Bike Clube de Belo Horizonte. Ele foi o responsável por realizar as primeiras provas de destaque para promover o esporte no período.

A partir do sucesso desses eventos e do crescimento do esporte, foi criado em 1993, o “Desafio das Montanhas”  que foi batizado depois de Iron Biker. A competição surgiu como a maior prova de Mountain Bike do Brasil sendo considerada a primeira prova no formato maratona do mundo.

Ao longo de todos esses anos o evento possui muitas histórias para contar e recordes alcançados.  Evoluiu junto com os equipamentos, os atletas e ajudou a promover o esporte.

Atrativos turísticos

O evento apresenta características que contam com um forte elemento turístico. Um deles, é o fato de ser realizado em cidades com características históricas como Mariana e Ouro Preto, transformando o cenário da competição em uma bela atração turística para quem acompanha a prova.

Venha desfrutar do evento e das belas paisagens da região onde acontecerá o Iron Biker Brasil!