Por / 25th novembro, 2014 / Roteiros / Desligado

parque do itacolomi ouro preto mariana

Uma das atrações mais belas de Ouro Preto, o Parque do Itacolomi possui mais de 7.000 hectares de paisagens deslumbrantes. Uma excelente opção para quem gosta de caminhadas e de estar em contato com a natureza!

Com fauna e flora diversificadas e várias atrações, o visitante de Ouro Preto e distritos próximos não pode deixar de conhecer o Parque do Itacolomi. A atração mais famosa é o Pico do Itacolomi. Com mais de 1.700 metros de altitude, ele proporciona a vista mais linda do parque. Para quem não está tão acostumado, chegar ao topo não é fácil. A caminhada em direção ao ponto mais alto leva em torno de 4 horas. Mas com protetor solar, muita água e disposição é possível chegar ao objetivo final.

Outra atração do parque é a Casa Bandeirista, considerada um marco da arquitetura bandeirante do século XVIII. Construída em aproximadamente 1707, a casa passou por uma reforma que preservou as características originais da construção. Um dos primeiros prédios públicos do Estado, a estrutura exala tradição e história.

O Museu do Chá é uma outra opção aberta ao público. Na primeira metade do século XX, a região foi produtora de chá. No museu, é possível apreciar o maquinário alemão que foi usado para conceber essa produção.

Um pouco mais de história:

A região onde se localiza o parque foi alvo das famosas expedições em busca de ouro, nos anos do descobrimento. O pico mais alto serviu como ponto de referência principal para as várias bandeiras que estavam atrás da pedra preciosa. Atualmente, essas expedições deram lugar para muitas pesquisas que são feitas no parque.

A Pousada Mondego recomenda esse incrível passeio com paisagens deslumbrantes!

Funcionamento (sujeito a mudanças inesperadas): terça a domingo, das 8h às 17h
Credenciamento: até as 15:30h
Telefones: (0xx31) 3551-6193 | 9891-9471 | 9737-9227
Observações: recomenda-se que os visitantes respeitem as normas do parque e façam o passeio acompanhado de um guia local.

Fonte: http://www.ouropreto.org.br/port/itacolomi.asp