Por / 31st março, 2015 / Festas e Eventos / Desligado

capa-semana-santa

A Semana Santa é uma data especial para todos os cristãos. E em Ouro Preto é uma solenidade tradicional, comemorada a mais de 3 séculos, onde a cidade se encontra em pleno estado de graça. Nas ladeiras históricas, a grande festa é celebrada misturando arte e fé, projetando o sentimento mais profundo do povo, com a dramaticidade barroca da liturgia e a emoção da arte.

Toda a cidade se empenha e se dedica à organização das festividades, principalmente na confecção dos tradicionais tapetes de flores, que se estende da Igreja de São Francisco de Assis até a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro da cidade. Ao longo dos tapetes, os grupos de seresta desfilam na madrugada das Aleluias, anunciando a alegria da Páscoa.

semana-santa-tapetes

Há uma tradição no revezamento da presidência do cerimonial entre as paróquias mais antigas de Ouro Preto e na encenação da Paixão de Cristo entre duas igrejas tradicionais. Neste ano, a programação da Semana Santa será conduzida pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e a Paixão de Cristo será realizada na Igreja de São Francisco de Assis.

As pousadas do Mondego, do DouroCasa Figueira da Foz e Pouso dos Sinos de São Francisco ficam em torno dos locais onde ocorreram as solenidades. Possibilidades de conforto para aproveitar o feriado e celebrar a morte e ressureição de Cristo.

Confira a programação da Semana Santa e não fique de fora de nenhuma procissão.

semana-santa-igreja-sao-francisco

 

Terça-Feira Santa – Dia 31 de março

19h – Missa na Basílica De Nossa Senhora Do Pilar. Em seguida, Procissão da Soledade, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Igreja De São Francisco De Assis.

Quarta-Feira Santa – Dia 01 de abril

19h – Missa na Igreja De Nossa Senhora Das Mercês E Perdões (Mercês de baixo). Em seguida solene Ofício de Trevas.

Quinta-Feira Santa – Dia 02 de abril

19h – Na Igreja De São Francisco De Assis – Missa Solene In Coena Domini – da Ceia do Senhor.

20h30 – Em frente à Igreja De São Francisco De Assis, Sermão do Mandatum e Cerimônia do Lava-Pés.

Sexta-Feira Da Paixão- Dia 03 de abril

9h – Na Igreja De Nossa Senhora Das Dores, Sermão das Sete Palavras.

15h – Nesta hora em que Nosso Senhor Jesus Cristo morreu por nós, na Igreja De Nossa Senhora Das Dores, Solene Ação Litúrgica: adoração do Cristo na Cruz e Comunhão.

19h – Em frente à Igreja De São Francisco De Assis, apresentação das figuras bíblicas.

20h – Cerimônia do Descendimento da Cruz. Em seguida, piedosa Procissão do Enterro do Senhor conduzindo as imagens do Senhor Morto e da Virgem Dolorosa até a Igreja De Nossa Senhora Do Rosário.

Sábado Santo – Dia 04 de abril

19h – Na Igreja De Nossa Senhora Das Mercês E Perdões (Mercês de baixo), Solene Vigília Pascal: Bênção do Fogo Novo, Preparação do Círio Pascal, Canto do “Exultet”, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.

Domingo Da Páscoa – Dia 05 de abril

7h – Na Igreja São Francisco De Assis, Missa. Em seguida Procissão da Ressurreição, conduzindo o Santíssimo Sacramento até a Igreja De Nossa Senhora Do Rosário. À chegada, Bênção do Santíssimo Sacramento e Missa.

19h – Na Igreja De São Francisco De Assis, Missa, Coroação de Nossa Senhora do Triunfo e canto do Te Deum, encerrando as solenes celebrações.

Fé e cultura! Venha para a Semana Santa em Ouro Preto e fique a poucos passos da Paixão de Cristo.

 

Fonte: ouropreto.com.br
Fotos: Reprodução Tribarte e Jornal Voz Ativa, OuroPress e @jorgetadeuop