Por / 11th fevereiro, 2015 / Festas e Eventos / Desligado

samba_Marcello-Nicolato

Quando se fala em Carnaval, a primeira coisa que se vem à mente, além de muita folia, é Escola de Samba. Mas não é só Rio de Janeiro e São Paulo que levam nota 10! O desfile das Escolas ouro-pretanas é um momento muito importante, tanto historicamente, quanto socialmente, para os moradores.

Foi a partir das Escolas que o carnaval de Ouro Preto começou a se aprimorar e ser reconhecido como um dos melhores de todo o Brasil. A partir de 1957, quando a Império do Morro Santana foi fundada, a folia mineira entrou em uma nova fase.

Os moradores dos bairros começaram a aperfeiçoar a festa até se tornarem profissionais tanto na confecção de alegorias, quanto na gestão de pessoas e gastos. Hoje, os barracões dos bairros estão repletos de costureiras, passistas e músicos, além da comunidade em geral, envolvidos com os preparativos para tornar o Carnaval deste ano o melhor de todos os tempos.

Tradicionalmente, o desfile é feito na Praça Tiradentes, onde os nativos e turistas se misturam com muita alegria, diversão, beleza e criatividade. É muita samba no pé e sorriso no rosto. O evento conta com o Rei Momo e Rainha do Carnaval (que serão eleitos, 12/02) e cinco escolas de samba.

Os presidentes das agremiações recebem uma ajuda da Prefeitura de Ouro Preto para colocar as escolas para desfilar. Os desfiles são avaliados por 10 jurados, escolhidos entre pessoas do meio artístico, mas que não possuem ligação nenhuma com as escolas ouro-pretanas e que moram, no mínimo, a 100 km de distância da cidade.

Conheça as Escolas de Samba de Ouro Preto. Você não vai querer ficar de fora!

Escola de Samba União Recreativa do Santa Cruz (campeã do carnaval 2014)

Fundada em 15 de maio de 2009, pela Associação dos Moradores do Santa Cruz, teve por objetivo resgatar a cidadania de seus moradores. O pavilhão é identificado pelas cores predominantes: branco, vermelho e verde.

Escola de Samba Império do Morro Santana

Fundada em 1957, foi a primeira escola de samba de Ouro Preto. Conhecida pelo grande envolvimento da comunidade, ela inaugurou uma nova fase do carnaval da cidade.

Escola de Samba Unidos Padre Faria

Fundada em 1º de janeiro de 1970, no bairro Padre Faria, por um grupo de amigos liderados pelo Sr. Agostinho Ferreira Guimarães. No ano seguinte, a agremiação entrou para a história da cidade como a primeira a apresentar seu samba-enredo. É a escola que mais conquistou títulos no carnaval ouro-pretano, sendo eleita 18 vezes campeã e 12 vice-campeã.

Escola de Samba Inconfidência Mineira

Fundada em 03 de novembro de 1972, no bairro Antônio Dias, após extinção do Conjunto Brito Filho, também conhecido como Charanga da Lata. Se tornou uma das grandes agremiações da cidade, que tem a água como símbolo.

Escola de Samba Sinhá Olímpia

Fundada em 1975, por um grupo de moradores do bairro Saramenha. O nome é uma homenagem à famosa Sinhá Olímpia, uma das figuras mais populares da história recente da cidade.

Escola de Samba Acadêmicos do São Cristovão

Fundada em 1980, por um grupo de amigos do bairro São Cristovão. A bateria é bastante conhecida, principalmente pra quem chega na cidade nessa época e de longe ouve os repiques.

 

carnaval_samba

 

Você não vai querer perder os desfiles! Eles acontecem na praça Tiradentes, na segunda de carnaval (16/02). Confira a programação:

21h – Escola de Samba União Recreativa Cachoeira do Campo

22h10 – Escola de Samba União Recreativa Santa Cruz

23h20 – Escola de Samba Império do Morro  Santana

00h30 – Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão

01h40 – Escola de Samba Unidos do Padre Faria

 

Mais sobre o carnaval ouro-pretano

O que levar na viagem para Ouro Preto

Blocos de Carnaval Ouro Preto

Carnaval Ouro Preto: história e tradição da alegria

Venha fazer parte do carnaval mais tradicional do Brasil!

 

Foto: Marcello Nicolato / Programação e realização: Prefeitura de Ouro Preto