Por / 16th julho, 2014 / Roteiros / Desligado

São Bartolomeu

São Bartolomeu, distrito localizado a 15 km de Ouro Preto, recebeu esse nome em homenagem ao santo que comemora seu dia em 24 de agosto. O local oferece aos turistas lindas cachoeiras, obras barrocas como a igreja de Nossa Senhora Das Mercês e os doces caseiros que tem um sabor especial.

Cachoeiras

A cachoeira de São Bartolomeu é uma bela queda d´água que apresenta piscina natural para mergulho e proporciona um banho refrescante aos visitantes que poderão apreciar também a vegetação nativa que sobrou da Mata Atlântica. Ela está localizada em propriedade particular, por isso é importante ir acompanhado de um guia local.

Já a cachoeira do Macaco Doido é encontrada em uma das quatros quedas encontradas na Fazenda do Macaco Doido, localizada na estrada para o distrito de São Bartolomeu. Apesar da cachoeira estar presente em propriedade particular, as visitas são permitidas.

Joias barrocas

A matriz de São Bartolomeu é uma bela obra da primeira fase do barroco mineiro. Ela é considerada uma das primeiras matrizes de Minas Gerais e preserva ainda características arquitetônicas autênticas. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, apresenta pinturas e obras do século XVIII. O forro da capela-mor possui formato de abóbada, com belíssimas pinturas decorativas que representam passagens da bíblia.

Outro belo exemplar é a igreja Nossa Senhora das Mercês localizada no alto de uma colina, na entrada da cidade. Apesar das mudanças arquitetônicas que sofreu mantém ainda características remanescentes do século XVIII.

Comemorações

A fartura de frutas que a cidade apresenta contribuiu para a fabricação de doces caseiros, tradição da cidade.

A Festa da Goiabada, que acontece no final da colheita da goiaba, e a comemoração do padroeiro da cidade, em agosto, são ótimas opções para os turistas conhecerem a cultura da cidade e aproveitar os eventos que acontecem como cortejos, rodeios e shows.

Confira no vídeo abaixo um pouco da história da cidade:

Venha conhecer São Bartolomeu e curtir tudo isso em sua viagem!