Por / 15th abril, 2014 / Festas e Eventos / Desligado

Sexta-feira da Paixão

O julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo é lembrada por meio de diversos ritos religiosos na Sexta-feira da Paixão, em Ouro Preto.

Na Igreja Católica, essa data pertence ao Tríduo Pascal, o período mais relevante do ano litúrgico. Neste dia a Igreja comemora a paixão e morte de Cristo. Além disso, é o único dia em que não se celebra a Eucaristia. Entretanto, a celebração se assemelha a celebração da Eucaristia, em sua estrutura, mas difere pelo fato de não apresentar a oração eucarística.

As festividades e comemorações da Semana Santa em Ouro Preto preservam em sua essência os rituais praticados no início do século XX. A procissão do Enterro, realizada na Sexta-feira Santa, é um evento solene, onde o silêncio é quebrado apenas pelos sons dos passos na calçada e as lanças dos soldados romanos que batem nas pedras da calçada. Grande parte da população acompanha a procissão com as velas acesas.

Confira a programação da Sexta-feira da Paixão em Ouro Preto e participe:

15h- Solene Ação Litúrgica na Igreja Nossa Senhora das Dores- Proclamação da Palavra de Deus, adoração ao Cristo que morreu na cruz e distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística.

20h- “Sermão do Descendimento da Cruz” no largo da Igreja da Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, Procissão do Enterro, até a Igreja de Nossa Senhora das Dores.