Por / 14th abril, 2014 / Festas e Eventos / Desligado

tapetes devocionais

A ornamentação de fachadas e ruas para celebração da Semana Santa, em Ouro Preto, ganha vida e cores com a tradicional elaboração dos tapetes devocionais. Há uma grande mobilização da população ouro-pretana e dos turistas que se reunirão na noite de Sábado de Aleluia para enfeitar a cidade para receber a Procissão da Resurreição.

Para os cristãos, essa tradição faz um resgate da chegada de Jesus Cristo à Jerusalém e retrata um fato importante da história de Ouro Preto: a reinauguração da matriz do Pilar, festividade que ficou conhecida como Triunfo Eucarístico.

Com o tempo, as pessoas que elaboram os tapetes devocionais foram se aperfeiçoando para transformar os tapetes em verdadeiras obras de arte. Eles se tornaram uma expressão artesanal coletiva sendo considerada patrimônio imaterial de Ouro Preto.

Para a montagem dos tapetes a Prefeitura de Ouro Preto distribuirá serragem colorida em pontos estratégicos do percurso da procissão, que sairá da  Igreja do Pilar, passará pela Praça Tiradentes e irá chegar na Igreja das Dores.

Confira a programação completa da Semana Santa e participe:

14 de abril- Segunda-feira Santa

19h- Missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição e em seguida Via-Sacra Pública, saindo do Espaço Celebrativo do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

15 e 16 de abril- Terça e Quarta-feira Santa

18h30- Via Sacra e em seguida Missa no Espaço Celebrativo do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

17 de abril- Quinta-feira Santa

18h30- Missa Solene da Ceia do Senhor, com rito dos Lava-Pés na Igreja Nossa Senhora das Dores. Instituição dos Novos Ministros Extraordinários da Santíssima Eucarística. Após Missa, adoração ao Santíssimo Sacramento até às 20h30min.

18 de abril- Sexta-feira Santa- Paixão e Morte de Cristo

15h- Solene Ação Litúrgica na Igreja Nossa Senhora das Dores- Proclamação da Palavra de Deus, adoração ao Cristo que morreu na cruz e distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística.

20h- “Sermão do Descendimento da Cruz” no largo da Igreja da Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, Procissão do Enterro, até a Igreja de Nossa Senhora das Dores.

19 de abril- Sábado Santo

19h- Solene Vigília Pascal na Igreja de Nossa Senhora das Dores, seguida de Procissão do Santíssimo Sacramento até o Espaço Celebrativo do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

20 de abril- Domingo da Páscoa da Ressureição

7h- Missa no Espaço Celebrativo do Santuário Nossa Senhora da Conceição.

7h- Missa na Basílica do Pilar, em seguida, Procissão do Santíssimo Sacramento até a Igreja de Nossa Senhora das Dores. À chegada, Bênção do Santíssimo Sacramento e Missa.

19h- Missa na Igreja de São Francisco de Assis e encerramento das Solenidades da Semana Santa 2014.

*Programação sujeita à alteração pelos organizadores.