Por / 27th agosto, 2014 / Roteiros / Desligado

Vale dos Contos

O Parque Vale dos Contos, reinaugurado neste ano, é uma atração turística imperdível para quem pretende desfrutar de atividades culturais e esportivas em Ouro Preto.

Após a reabertura do local, estão sendo desenvolvidos diversos tipos de ações que envolvem os turistas e moradores da região. Atividades ao ar livre como tai chi chuan, gastronomia no parque e programação cultural com ritmos musicais variados podem ser apreciados nessa área verde da cidade.

A secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Preto, Erika Curtis, destacou, em entrevista para a imprensa, a importância da reinauguração do local. “Mais do que uma simples utilização do espaço, o projeto Vale dos Contos promove a valorização ambiental e cultural dessa área, que perpassa toda a cidade”, afirma.

História 

Inaugurado em 1799, o local tinha o nome de Horto Botânico no período. Ele foi idealizado pela Corte Portuguesa para aclimatação de plantas, principalmente especiarias, como o cravo da índia, a pimenta e a canela com o objetivo de gerar desenvolvimento para as localidades.

O espaço foi essencial para o estudo das espécies originais dos povoados de Minas Gerais e para domesticar as plantas que chegaram do Rio de Janeiro, Portugal, Pará e de outros locais do Império Português. Por isso, ele é considerado um local importante para a história dos jardins botânicos do Brasil.

O espaço do antigo horto foi incorporado ao Parque Vale dos Contos em 2008. Hoje, ele apresenta trilhas, quadras, praças, mirantes e diversos outros locais para prática de atividades ao ar livre.

Venha para Ouro Preto e curta todas essas opções de lazer e diversão!

Horário de funcionamento das portarias:
Portaria Rodoviária:
Todos os dias: das 7h às 17h

Portaria Museu Casa dos Contos:
Segunda-feira – Não abre
Terça-feira a Sábado – das 11h às 16h
Domingo – das 11h às 14h

Portaria Pilar:
Fechado para obras