Ouro Preto e a História da Fotografia

Museu da Inconfidência (Ibram/MinC) inaugurou as atividades de 2015 na Sala Manoel da Costa Athaide com a abertura da mostra A fotografia em Ouro Preto no século XIX.

Estão expostas imagens e informações que evidenciam a relevância da cidade para a história da fotografia. De 1845 a 1900, Ouro Preto recebeu o maior número de fotógrafos em Minas Gerais. Eles trabalharam tanto de forma itinerante, como em ateliês permanentes.

A iniciativa da exposição é do projeto Itinerâncias – a expansão da fotografia em Minas Gerais no século XIX, que objetiva estimular reflexões sobre a história da fotografia no Estado. A proposta é trazer à tona diferentes representações da cidade e retratos diversos, que permitam enfatizar a trajetória dos fotógrafos. Estes vieram de vários países e divulgaram seu trabalho, principalmente, por meio de anúncios em jornais e revistas.

A visitação é gratuita e ocorre de terça a domingo, das 10h às 18h, até 3 de maio.

Local: Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência. Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico(a aproximadamente 50m da Pousada do Mondego).

Pesquisador e idealizador do projeto: Rogério Arruda.

Curadoria geral do projeto: Rogério Arruda (professor da UFVJM) e Rodrigo Vivas (professor da UFMG).

Curadoria/museu da inconfidência: Margareth Monteiro, Janine Ojeda e Aldo Araújo.

O evento da abertura aconteceu em Março. Confira algumas fotos publicadas pelo Museu.

Texto: Ascom/Museu da Inconfidência
Foto 1: Caminho da Estação, 1882. Acervo: Arquivo Municipal de Ouro Preto.
Foto 2: Francisco Manoel da Veiga (atribuição). Vista de Ouro Preto. 1875. Albumina. Acervo: Museu da Inconfidência